A conformidade dos fios de cobre esmaltados encordoados para alta frequência
Redação
O fio de cobre esmaltado é um tipo de condutor elétrico revestido por uma fina camada de esmalte isolante que oferece proteção contra fatores externos, como umidade e corrosão, e permite sua utilização em ambientes desafiadores. Disponível em diferentes espessuras, , ele atende a diversas finalidades, desde a fabricação de motores até o uso em transformadores de alta tensão. A classificação do fio é feita por meio do sistema AWG (American Wire Gauge), que determina sua espessura, variando do mais fino (número 44) ao mais grosso (0000). O funcionamento do fio de cobre esmaltado está diretamente relacionado às suas propriedades elétricas e ao revestimento de esmalte. O cobre, sendo um dos melhores condutores elétricos, permite a passagem eficiente de corrente elétrica com mínima resistência. A camada de esmalte isolante evita curtos-circuitos e protege contra o desgaste mecânico e térmico. Em aplicações como o fio de cobre esmaltado 1.2 mm, a espessura específica deve ser calculada para otimizar a capacidade de condução de corrente e resistividade elétrica, garantindo um desempenho confiável mesmo em condições adversas. São estabelecidos os requisitos normativos obrigatórios para os fios de cobre esmaltados encordoados, geralmente utilizados em alta frequência.

Da Redação –
O cobre esmaltado é uma das ligas de metal mais flexíveis que existem. Nesse caso, o cobre é coberto com um esmalte isolante com diversas camadas para criar espessuras distintas que atendem a muitos fins. Esse material é usado para a produção de fios. O esmalte é responsável por dar maior força, muita durabilidade e ainda confere ao cobre a sua qualidade mais atraente, que é ser magnético.
O esmalte protege o cobre e garante que nenhum outro condutor toque a superfície da liga metálica. Dessa forma, assegura maior segurança e propriedades isotérmicas para o item.
Segundo a NBR 6864 de 12/2010 - Fio de cobre esmaltado encordoado – Requisitos, os fios de cobre esmaltados encordoados devem possuir as seguintes características: a Cu = 0, 00393 °C-1 a 20% °C, 100% condutividade IACS; ? Cu = 0, 017241 O mm2 m-1 a 20 °C, 100% condutividade IACS. A temperatura de referência é 20 °C. Os ensaios devem ser realizados à temperatura ambiente compreendida entre 15 °C e 35 °C e umidade relativa entre 45% e 75%. A figura abaixo apresenta a des...