Publicado em 23 dez 2025

O dimensionamento conforme dos cabos para as linhas aéreas de transmissão

Redação

Um cabo destinado a transmitir a corrente em uma linha de transmissão de energia elétrica deve ter a capacidade de condução de corrente adequada em regime permanente, de emergência ou sobrecarga, e de curto-circuito, bem como características mecânicas que permitam resistir aos esforços a que será submetido durante sua vida útil. Outras características relativas ao projeto da linha, e não somente do cabo, podem precisar ser estabelecidas, como, por exemplo, as perdas na linha, efeito corona, radiointerferência, vibração eólica, etc. Há diretrizes normativas para o dimensionamento da área da seção transversal de cabos para linhas aéreas de transmissão de energia elétrica, suas propriedades e métodos de cálculo. Elas não tratam de todas as teorias e métodos existentes para o cálculo das propriedades dos cabos, mas fornece aos usuários métodos simples que resultam em precisão aceitável e não se aplicam a projetos de linha de transmissão, e sim à determinação da seção do cabo. Os seguintes temas estão incluídos na norma: resistência em corrente alternada; cálculo da capacidade de condução de corrente do cabo (regime permanente, emergência e curto-circuito); e dimensionamento mecânico.

Da Redação – 

Os cabos de linhas de transmissão aéreas são fabricados a partir de vários condutores à base de alumínio, como ACSR (condutor de alumínio reforçado com aço), AAAC (condutor de liga de alumínio) e AAC (condutor de alumínio).O ACSR é escolhido por fatores como resistência, condutividade e custo. É amplamente utilizado em longas distâncias devido ao seu núcleo robusto de aço, que oferece suporte mecânico, e às camadas externas de alumínio, que conduzem a corrente elétrica. O AAAC oferece maior relação resistência/peso e melhor resistência à corrosão, enquanto o AAC é mais econômico para vãos menores.

O ACSR é um condutor de alta capacidade e alta resistência, com um núcleo de aço para resistência mecânica e fios de alumínio para condutividade, sendo ideal para linhas de transmissão de longa distância onde a alta resistência é fundamental. O AAA é fabricado com uma liga de alumínio de alta resistência e o AAAC possui uma relação resistência/peso superior em comparação com o AAC, permitindo um espaçamento maior entre as torres e uma maior capacidade de corrente. É ideal aplicações que exigem alta condutividade e...

Artigo atualizado em 17/12/2025 01:07.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica