Não se esqueçam das setas em gráficos e fluxogramas
Redação
Todos devem prestar nos modelos com setas que aparecem em todo lugar. As setas (ou linhas de fluxo) em um fluxograma são fundamentais, pois indicam a direção e a sequência lógica das atividades e decisões em um processo. Elas são os elementos que transformam um conjunto de símbolos estáticos em um diagrama de fluxo dinâmico e compreensível.

Ron Sedlock –
Comecei minha carreira na área da qualidade em 1976. O primeiro curso de qualidade que fiz foi um seminário de quatro dias ministrado por um tal de "Ed Deming". Eu não fazia ideia de quem ele era.
W. Edwards Deming iniciou o seminário apresentando um slide (figura abaixo), que foi o primeiro slide que ele usou no Japão em 1949. Eu disse a Deming: "Entendo — a qualidade deve estar presente em todas as funções.

Ele respondeu: "Não se esqueça das setas — é isso que faz com que seja um sistema." Eu havia recebido minha primeira lição de qualidade.
Ao longo da minha carreira, sempre prestei atenção às setas. O que a seta representa? É transporte? É comunicação? A seta causa desperdício ou retrabalho? Quanto tempo a seta leva para chegar ao destino? Recebo olhares estranhos quando faço essas perguntas, mas elas levam as pessoas a pensar em "sistema".
Fluxogramas
Quando eu fazia auditorias, sempre auditava as setas. Quando ensino auditoria, incluo como auditar as seta...