Publicado em 03 fev 2026

A conformidade da verificação dimensional das conexões de PVC

Redação

O policloreto de vinil (PVC) é um material tão versátil e passou a ser utilizado amplamente no ramo dos materiais de construção, com os mais diversos objetivos. As características que representam as principais vantagens do tubo de PVC são, principalmente, sua leveza e resistência. Isso porque a primeira reduz os custos com transporte, manuseio e instalação — e a segunda faz com que o material dure muito tempo. Por terem menos juntas, os tubos de PVC têm, também, muito menos chance de vazamentos. Além disso, são resistentes à ferrugem e à corrosão, e sua flexibilidade faz com que sejam também mais adaptáveis aos movimentos naturais da terra (o que é muito importante para as partes do encanamento que estão sob o terreno). Os parâmetros normativos prescrevem o método para verificação das seguintes dimensões das conexões de PVC: a espessura de parede no corpo da conexão (e1); a espessura da parede na bolsa da conexão (e2); a espessura da parede no alojamento do anel de vedação da bolsa da conexão (e3); e a profundidade da bolsa da conexão (Pb).

As conexões de PVC são componentes que conectam, redirecionam e terminam os tubos de policloreto de vinila (PVC),  criando sistemas funcionais de transporte de fluidos para água, produtos químicos e muito mais. Elas utilizam diversos formatos (cotovelos, tês, acoplamentos, tampões) e tipos de conexão (encaixe, espigão, rosca) para diferentes classificações de pressão (Sch 40, Sch 80) e transições de materiais, possibilitando aplicações versáteis em encanamento, irrigação e indústria.

Os principais conceitos envolvem compreender os formatos para alterações de fluxo, os tipos de conexão para junção (encaixe para uso interno, espigão para uso externo) e as classificações de pressão para resistência., garantindo sistemas confiáveis e sem vazamentos. Dessa forma, verificar as dimensões das conexões de PVC envolve medir o diâmetro externo (DE) dos tubos e as dimensões internas (DI/DE) das conexões usando um paquímetro ou fita métrica e, em seguida, comparar com as tabelas do fabricante, prestando muita atenção ao tamanho nominal (por exemplo, um tubo de 1" não tem 1" de).

Deve-se observar que os sistemas métrico e imperial podem parecer s...

Artigo atualizado em 02/02/2026 04:45.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica