A determinação da capacidade de fluxo de água no plano em geotêxteis
Redação
O desempenho da capacidade de fluxo de água no plano é a vazão volumétrica de água por unidade de largura do corpo de prova a determinados valores de tensão normal de compressão (s), gradiente hidráulico (i), tempo de acomodação (t) e condições de interface (b), expressa em litros por segundo por metro. Existem maneiras de medir o fluxo de água através de um geotêxtil em laboratório e esta é uma propriedade importante, pois pode ser um fator crítico na especificação de um produto adequado para filtração, como o fluxo de água em uma camada de drenagem. Os principais métodos de ensaio são o fluxo de água perpendicular e a permissividade, que são métodos semelhantes, mas não idênticos. Assim, a vazão de água que flui no plano de um geotêxtil ou produto correlato é medida sob vários níveis de tensão normal de compressão, tempo de acomodação, gradientes hidráulicos e condições de especifica um método para a determinação da capacidade de fluxo de água no plano sob carga hidráulica constante de um geotêxtil ou produto correlato, usando materiais de interface e condições de ensaio de interesse. Uma série-padrão de condições de ensaio é proposta, envolvendo confinamento do solo, baixos gradientes hidráulicos, tempos de acomodação e uma gama de cargas normais.

O método de ensaio para medir o fluxo de água perpendicular (também conhecido como fluxo de água normal ao plano) é definido pela NBR ISO 12958-2 de 10/2022 - Geotêxteis e produtos correlatos - Determinação da capacidade de fluxo de água no plano - Parte 2: Ensaio de desempenho, e é, na prática, o mesmo da norma ASTM D4491. A diferença é que o fluxo de água perpendicular é definido como a vazão (em litros por segundo) dividida pela área do geotêxtil testado, mas não pela carga hidráulica. A norma EN ISO 11058 também utiliza uma carga hidráulica de 50 mm para o ensaio, e o resultado é apresentado como velocidade.
A aparelhagem para fluxo de água no plano à carga constante, com as características descritas a seguir. A aparelhagem deve ser capaz de manter uma perda de carga hidráulica constante em diferentes níveis de água, pelo menos aqueles correspondentes aos gradientes hidráulicos selecionados, enquanto mantém uma carga hidráulica no ponto de descarga não maior que 100 mm. A leitura da água em piezômetros de tubo aberto ou manômetros é aceitável para gradientes hidrául...