As operações para a injeção de biometano em redes de distribuição de gás natural
Redação
O biometano pode ser injetado nas redes de distribuição de gás natural após ser purificado a partir do biogás, desde que atenda a rigorosos padrões de qualidade e segurança para garantir a compatibilidade com a infraestrutura existente. Este processo envolve a purificação do biogás até atingir um alto teor de metano, removendo contaminantes como o CO2 e água, além da adição de odorizantes antes da injeção. A injeção contribui para a descarbonização e a redução de resíduos sem a necessidade de novas infraestruturas. O biometano é produzido pela purificação do biogás, que é gerado a partir da digestão anaeróbica de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, industriais e alimentares. Essa purificação é feita por meio da remoção de impurezas como o dióxido de carbono (CO2), vapor de água, sulfeto de hidrogênio e outros contaminantes. Para ser injetado, o biometano deve atender a parâmetros técnicos específicos, incluindo um teor mínimo de metano acima de 90% e um C02 em proporção inferior a 2%. Deve também cumprir as normas nacionais e europeias e atender aos requisitos de segurança. Uma etapa fundamental de segurança é a adição de odorizantes ao biometano, de forma semelhante ao que é feito com o gás natural, para que os vazamentos possam ser detectados. Há requisitos normativos técnicos requisitos técnicos e operacionais de instalações para a injeção de biometano em redes de distribuição de gás natural canalizado, mas eles não se aplicam às instalações já existentes e/ou que tiveram sua construção e montagem aprovada anteriormente à data de sua publicação, a nãoser queseja determinado por regulamentações aplicáveis.

Da Redação –
O biometano é um combustível flexível e de fácil armazenamento, que pode ser utilizado em qualquer local onde se utilize gás natural, sem necessidade de alterar as configurações dos equipamentos projetados para esse fim. Em regiões com rede de gás natural já existente, há um sistema pronto para a distribuição de biometano.
Além disso, ao melhorar a eficiência energética e a sustentabilidade da infraestrutura de gás, ele pode ser utilizado como substituto total do gás natural. Por possuir as mesmas propriedades químicas do gás natural, com um teor de metano superior a 96%, o biometano é adequado tanto para a geração de calor e eletricidade quanto para o uso no transporte.
Nessas instalações, o sistema de filtragem deve possibilitar que o biometano seja isento de partículas sólidas e líquidas, de modo a preservar as tubulações de gás e os seus acessórios e equipamentos, principalmente à montante dos medidores de biometano. A fim de permitir a manutenção, sem interromper a operação do sistema, é recomendável que tubulações de by-pass sejam instaladas paralelamente aos filtros.
Os elementos filtrant...