Será que o Brasil está pronto para ter veículos totalmente autônomos?
Redação
O trânsito, seja nas rodovias ou mesmo nas cidades, não é composto apenas por outros veículos que trafegam em vias sinalizadas com motoristas que seguem todas as leis e pedestres que atravessam a rua apenas na faixa. No caso do Brasil muitas vias têm buracos, placas não recebem manutenção ou são vandalizadas e até mesmo furtadas, pedestres precisam atravessar rodovias por falta de passarelas e após uma forte chuva muitos semáforos deixam de funcionar adequadamente.

Stela Kos –
Há alguns anos muitos apontavam que os carros do futuro seriam conectados, eletrificados e autônomos. Sim, os carros estão cada vez mais conectados e a eletrificação é adotada por muitas montadoras, que oferecem veículos movidos por energia elétrica ou híbridos, mas e os carros que dirigem sozinhos, quando eles devem chegar?
Muitos podem argumentar que eles já estão entre nós, pois veículos da Waymo, popularmente chamados de robotaxis, já fazem corridas nas cidades de Austin, Los Angeles, São Francisco e Phoenix, nos Estados Unidos. A experiência da empresa de transporte fornece lições e aprendizados para as montadoras e desenvolvedores, que podem avaliar qual a tecnologia embarcada, o tipo de conexão necessária quando os táxis precisam se comunicar com a central, outros dispositivos ou máquinas e até bugs que geraram, em casos passados, paralisações de vias públicas.
O processo que ocorre nos Estados Unidos pode ajudar o Brasil a conhecer os desafios que precisam ser superados, sejam eles legais ou estruturais. A Waymo é uma empresa e qualquer acidente causado pelos veículos é sua responsabilidade. No...