Publicado em 12 ago 2025

A capacidade dos transformadores de potência em resistir a curtos-circuitos

Redação

Os transformadores, junto com todos os equipamentos e acessórios, devem ser projetados e construídos para resistir, sem danos, aos efeitos térmicos e dinâmicos das correntes de curtos-circuitos externos, nas diversas condições de sobrecorrente. Os curtos-circuitos externos não são restritos a curtos trifásicos, pois incluem faltas fase-fase, fase-fase terrae fase-terra. As correntes que resultam destas condições nos enrolamentos são chamadas de sobrecorrentes. Existem especificações normativas para determinar a capacidade dos transformadores trifásicos e monofásicos, inclusive os autotransformadores, de resistir a curtos-circuitos, excetuando-se certas categorias de pequenos transformadores e transformadores especiais, como os transformadores monofásicos de potência nominal inferior a 1 kVA e transformadores trifásicos de potência nominal inferior a 5 kVA; os transformadores para instrumentos; os transformadores para conversores estáticos; os transformadores de tração montados sobre componente rolante; os transformadores de partida; os transformadores de ensaios; e os transformadores de solda. Em vários locais da norma, é prescrito ou recomendado que um acordo deve ser obtido no que concerne a soluções técnicas ou procedimentos adicionais. Tal acordo é estabelecido entre o fabricante e o comprador. É recomendado que estas questões sejam levantadas suficientemente cedo e os acordos sejam incluídos na especificação do contrato.

Da Redação – 

A avaliação teórica da capacidade dos transformadores de potência de resistirem aos efeitos dinâmicos de curto-circuito consiste em uma revisão de projeto, cobrindo os principais aspectos dos esforços mecânicos do transformador. A documentação necessária para este propósito inclui todos os dados técnicos, como as folhas de dados do projeto eletromagnético, cálculos das correntes de curto-circuito, forças eletromagnéticas e solicitações mecânicas, complementada por desenhos, especificações de materiais, instruções de práticas e processos de fabricação, etc., tanto produzidos para o propósito específico do projeto eletromagnético e mecânico do transformador quanto como parte da documentação da tecnologia do fabricante.

A revisão de projeto deve verificar os valores das forças e solicitações mecânicas mais críticas que aparecem no projeto como consequência das condições de falta especificada. Tais valores devem ser tanto comparados com os seus correspondentes relacionados ao transformador de referência aprovado com sucesso no ensaio de curto-circuito, na condição em que o transformador é considerado similar 6,...

Artigo atualizado em 06/08/2025 05:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica