Publicado em 17 fev 2026

Somos apenas humanos

Redação

Por isso mesmo, devemos identificar as ações corretivas adequadas para os erros humanos. A ação corretiva deve ser tomada após a identificação e confirmação da causa da falha. Ações corretivas comuns incluem o redesenho de um componente, a troca mais frequente de ferramentas e a melhoria do monitoramento. Identificar uma ação corretiva adequada pode ser mais complexo quando a causa raiz é erro humano. Nesses casos, é fundamental considerar qual parte do processo permitiu que a pessoa cometesse o erro.

Matthew Barsalou – 

A ação corretiva deve ser tomada após a identificação e confirmação da causa da falha. Ações corretivas comuns incluem o redesenho de um componente, a troca mais frequente de ferramentas e a melhoria do monitoramento.

Identificar uma ação corretiva adequada pode ser mais complexo quando a causa raiz é erro humano. Em casos de erro humano, é fundamental considerar qual parte do processo permitiu que a pessoa cometesse o erro.

As ações corretivas típicas para erros humanos incluem treinamento adicional, atualização de procedimentos ou instruções de trabalho, listas de verificação e poka-yoke. A tabela abaixo apresenta um resumo das ações corretivas para erros humanos.

Dentre essas ações, o retreinamento é a menos eficaz. Um operador que passou por um novo treinamento e se esqueceu de uma etapa pode eventualmente esquecê-la novamente, ou outra pessoa pode cometer o mesmo erro no futuro.

O retreinamento não é necessariamente incorreto. No ...

Artigo atualizado em 06/02/2026 10:33.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica