A aplicação da metodologia lean health care na otimização dos processos hospitalares
Redação
Reduzir desperdícios, como movimentações desnecessárias de pacientes, estoques excessivos de insumos e retrabalho em procedimentos, é apenas um aspecto. O método também possibilita ganhos significativos na segurança do paciente, na satisfação da equipe e no uso mais eficiente dos recursos.

Juliana Garcia Medeiro –
A crescente complexidade dos sistemas de saúde e a alta demanda por serviços eficientes e qualificados estão forçando hospitais e clínicas a reverem seus modelos de gestão. Nesse contexto, o método lean healthcare se apresenta como uma solução para aprimorar as operações, reduzir desperdícios e elevar a qualidade do atendimento. Inspirada no Sistema Toyota de Produção, a filosofia lean aplicada à saúde visa identificar e eliminar atividades que não agregam valor ao paciente.
O objetivo é melhorar os fluxos, reduzir os tempos de espera e garantir uma experiência mais fácil para pacientes e profissionais de saúde. Diferentemente de intervenções puramente tecnológicas ou estruturais, a implementação do lean se baseia principalmente em uma mudança de cultura.
Trata-se de fomentar uma mentalidade de melhoria contínua e envolver todos os níveis da organização na busca por soluções sustentáveis. Reduzir desperdícios, como movimentações desnecessárias de pacientes, estoques excessivos de insumos e retrabalho em procedimentos, é apenas um aspecto.
O método também possibilita ganhos significat...