Publicado em 22 jul 2025

Os impermeabilizantes sem cimento

Redação

Fórmula pioneira, que elimina completamente o uso de cimento em argamassas impermeabilizantes, mantém a performance técnica e reduz os custos.

Camilo Alvarado e Lucas Seraphim – 

A construção civil está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela necessidade de soluções mais sustentáveis e pela redução da pegada de carbono. O setor da construção é responsável por aproximadamente 40% das emissões de gases de efeito estufa.

Na busca de inovações para vencer esses desafios, um estudo desenvolvido na Alemanha e adaptado para a realidade brasileira propõe uma revolução nos impermeabilizantes cimentícios flexíveis: a substituição total do cimento por materiais pozolânicos e reciclados. O cimento é um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 na construção civil, devido ao seu processo de fabricação intensivo em energia.

Partimos do trabalho de pesquisadores da Basf na Alemanha que desenvolveram uma fórmula pioneira que elimina completamente o uso de cimento em argamassas impermeabilizantes, mantendo a performance técnica e reduzindo custos. A proposta combina materiais pozolânicos, como o trass – uma pozolana natural de origem vulcânica – com óxido de cálcio, além de incorporar resíduos reciclados, como tijolo moído e pó de borracha ...

Artigo atualizado em 14/07/2025 11:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica