Publicado em 22 jul 2025

O papel estratégico do compliance na implementação da atualização da NR 1

Redação

O papel estratégico do departamento de compliance na implementação da nova NR 1 exige das empresas uma abordagem mais proativa na gestão de riscos por meio de um programa de gerenciamento de riscos (PGR) e do gerenciamento de riscos no trabalho (GRT).

Patricia Punder – 

A Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), recentemente atualizada por meio da Portaria SEPRT nº 6.730/2020, trouxe uma nova abordagem para a gestão de segurança e saúde no trabalho no Brasil. A norma passou a exigir das organizações uma postura mais proativa no gerenciamento de riscos ocupacionais, por meio da criação do programa de gerenciamento de riscos (PGR) e da adoção dos princípios do gerenciamento de riscos no trabalho (GRT).

Essa reformulação não apenas substitui práticas antigas, muitas vezes centradas no cumprimento meramente documental, mas também impõe uma cultura organizacional voltada à prevenção contínua e à gestão efetiva dos riscos nos ambientes de trabalho, principalmente os psicossociais. Nesse novo cenário regulatório, o departamento de compliance assume um papel fundamental.

Tradicionalmente voltado à conformidade legal e ética da organização, o compliance pode – e deve – ser um agente facilitador da adaptação à NR 1. Sua função vai além de assegurar que a empresa cumpra formalmente as obrigações legais.

Ele deve ajudar a implementar, monitorar e aprimorar os mecanismos inte...

Artigo atualizado em 14/07/2025 12:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica