A democratização da governança com a evolução do conselho consultivo nas empresas
Redação
O modelo mais conhecido de conselho consultivo é o convencional. Estruturado com membros fixos, encontros periódicos e acompanhamento contínuo da trajetória da empresa. Ele oferece proximidade e conhecimento profundo do negócio, mas exige tempo, estrutura e custos constantes. Por isso, considerando os diferentes modelos e portes empresariais, criou-se a versão de conselho ondemand, que é mais flexível.

Carlos Schauff –
Nos últimos anos, a governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes empresas. Negócios de todos os tamanhos têm percebido a importância de contar com orientações mais estratégicas para tomar suas decisões, tornando essencial a presença de um conselho consultivo.
Este conselho, que tem como papel aconselhar com vivências, visão externa e imparcialidade, é composto por profissionais experientes e apoia os gestores e sócios em momentos importantes, como crescimento, expansão, sucessão ou lançamento de produtos, tendo caráter deliberativo. O modelo mais conhecido de conselho consultivo é o convencional.
Eles é estruturado com membros fixos, encontros periódicos e acompanhamento contínuo da trajetória da empresa. Ele oferece proximidade e conhecimento profundo do negócio, mas exige tempo, estrutura e custos constantes.
Por isso, considerando os diferentes modelos e portes empresariais, criou-se a versão de conselho on-demand, que é mais flexível. Neste, os conselheiros são acionados quando a empresa precisa, com pagamento feito por hora, reunião ou projeto, permitindo acesso à es...