A avaliação do estabelecimento da governança em empresas
Redação
Para avaliar a governança organizacional, deve-se conhecer as estruturas, políticas e práticas de uma organização para garantir responsabilidade, transparência, eficiência e conduta ética na tomada de decisões e operações. Os principais aspectos a serem avaliados incluem a composição e a eficácia do órgão regulador, o alinhamento estratégico, a gestão de riscos, o engajamento das partes interessadas, a supervisão financeira e a adesão da organização à sua missão, valores e leis aplicáveis. O processo envolve o estabelecimento de objetivos claros, o uso de uma estrutura de avaliação adequada, a realização de uma auditoria estruturada e a implementação de monitoramento e melhoria contínuos para se adaptar a ambientes em constante mudança. A NBR ISO 37004 de 05/2025 - Governança de organizações — Modelo de maturidade de governança — Orientações explica adequação de um nível de maturidade de governança para a organização. O aumento dos níveis de maturidade, considerando todos os três aspectos de maturidade de governança (comportamento, eficácia e eficiência), não implica um aumento na certeza de que a organização alcançará os resultados de governança pretendidos, sendo estes a gestão responsável, o comportamento ético e o desempenho eficaz. Além disso, o nível de investimento necessário para aumentar os níveis de maturidade de governança, como, por exemplo, desenvolver e comunicar a documentação, nem sempre é apropriado para a organização avaliada e pode ter um impacto negativo na gestão de recursos da organização.

Da Redação –
A governança organizacional, ou a falta dela, afeta instrumentalmente tudo, desde a capacidade da organização de levantar capital, atender às expectativas dos stakeholders e atingir metas de crescimento, até a sua eficácia em atrair e reter os melhores talentos e manter um sistema eficaz de controles internos. A governança é, de fato, um dos aspectos mais abrangentes e importantes da sua organização.
Para ter uma governança eficaz, é necessário ter uma estrutura de governança bem elaborada. Essa estrutura envolve os mecanismos pelos quais se implementam as práticas de governança em toda a organização. A estrutura de governança geralmente inclui processos que permitem a supervisão do conselho e traduzem as metas e os objetivos estratégicos da organização em práticas e procedimentos rotineiros.
Uma avaliação da estrutura de governança pode ajudar a identificar possíveis lacunas nos processos de governança e deve ser concluída pelo menos anualmente. Uma questão a ser levantada se refere se a organização possui processos que facilitam um ambiente de alta integridade e valores éticos.
Deve-se considerar a existência e a suficiência de processos para estabelecer e comunicar padrões de conduta, avaliar a adesão aos padrões e abordar desvios de padrões de conduta. Considere também a maturidade desses processos, sejam eles informais, baseados em conhecimento tribal, ou implementados por meio de políticas e procedim...