Publicado em 05 ago 2025

Os postes de concreto armado e protendido para linhas de transmissão e subestações

Redação

Os postes de concreto são um elemento estrutural pré-fabricado, classificado em função de seu formato, comprimento nominal e carga nominal. Por ser armado, ele possui uma estrutura de aço por dentro. Devem ser projetados para atender esforços provenientes de sua utilização, por exemplo, vento, manuseio e montagem; e com as especificações técnicas de cada cliente e às normas técnicas que visam estabelecer critérios de garantia ao usuário. Há requisitos normativos para a fabricação, padronização, ensaios, recebimento, manuseio, armazenagem e transporte de postes de concreto armado e protendido (protenção parcial com uso de armadura passiva), de seção circular, quadrada, retangular ou duplo T, destinados ao suporte de redes aéreas de transmissão e subestações do sistema de energia.

Da Redação – 

Em relação à segurança no transporte desses produtos, além dos equipamentos de proteção individual, são recomendados alguns equipamentos de acordo com a sua finalidade: para proteção da lateral das cargas: fueiros; cabos com esticadores/cinta de amarração; para a proteção da base das pilhas: cunhas de madeira; para apoio dos postes e fixação das cunhas: pontaletes de madeira; para apoio dos postes e fixação das cunhas: tábuas de madeira; e para proteção da lateral das cargas: cunhas de madeira. (ver figuras abaixo)

Para a estocagem, são descritos os procedimentos e cuidados básicos, para que os postes possam permanecer estocados sem comprometimento de suas características. Convém que o terreno tenha boa compactação e drenagem. O leito deve estar regularizado, podendo-se usar areia, pedrisco ou outro material.

Deve haver espaço entre as pilhas de postes para facilitar o manuseio. Pode ser utilizado formato piramidal ou retangular com altura máxima de quatro camadas...

Artigo atualizado em 06/08/2025 10:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica