Evitando os riscos na descensão e ascensão usando o acesso por corda
Redação
A segurança e a aplicação dos métodos de acesso por corda dependem da capacidade do profissional que está responsável pela sua execução. Os procedimentos têm por objetivo garantir que os profissionais que desempenham a atividade mencionada a realizem de forma eficiente e segura. Assim, avaliação do trabalho a ser realizado, assim como sua interação com a área de trabalho, deve identificar os riscos existentes na realização da atividade. A ascensão é o método de progressão no qual o profissional utiliza bloqueador(es) mecânico(s) para ascender pela corda de trabalho e a ascensão com talabarte é uma técnica de progressão, não em suspensão, na qual o profissional se apoia pela estrutura, estando protegido por um equipamento contra queda, em movimentação por torres, andaimes, estruturas metálicas e escadas de marinheiro, entre outras estruturas. A ascensão com talabarte permite ao profissional uma progressão segura por meio de estruturas que necessitam de fracionamento no sentido vertical ou horizontal. Há uma sistemática normativa para aplicação dos métodos de segurança do profissional, de sua equipe e de terceiros no acesso por corda. Ela se aplica às atividades de ascensão, descensão, deslocamentos horizontais, resgate e autorresgate dos profissionais e da equipe de acesso por corda, com restrições, em combinação com dispositivos têxteis e mecânicos de ascensão, descensão e de segurança, para o posicionamento em um ponto ou posto de trabalho, estando em locais de difícil acesso, onde cordas são utilizadas como os principais meios de acesso.

Para cada trabalho de acesso por corda, o supervisor de acesso por corda deve elaborar um procedimento de trabalho contemplando o método a ser utilizado, os trabalhos por especialidade a serem realizados, os riscos potenciais do trabalho e as medidas a serem adotadas para eliminá-los e/ou controlá-los. O procedimento de trabalho deve considerar as interferências externas ou riscos adicionais que possam comprometer a integridade dos equipamentos e cordas, e pode contemplar o plano de resgate.
A NBR 15595 de 11/2016 - Acesso por corda — Procedimento para aplicação do método foi desenvolvida para estabelecer regras e orientar profissionais e empresas que utilizam os métodos de acesso por corda. É reconhecido que a segurança e a aplicação dos métodos de acesso por corda dependem da capacidade do profissional que está responsável pela sua execução.
No caso do método de descensão e ascensão usando as técnicas de acesso por corda, recomenda-se que todos os equipamentos sejam submetidos a uma verificação de pré-utilização para assegurar que es...