Os sistemas de gestão dos destinos turísticos inteligentes
Redação
Um destino turístico inteligente usa a tecnologia e dados para aprimorar as experiências dos visitantes, melhorar a sustentabilidade, impulsionar a competitividade e gerenciar melhor os recursos, com foco na inovação em áreas como mobilidade, serviços e governança, com a colaboração de todas as partes interessadas, tanto turistas quanto residentes. Há cidades europeias como Gotemburgo e Málaga, que utilizam soluções digitais, iniciativas ecológicas e dados para criar um turismo acessível, sustentável e eficiente. Existem especificações normativas para estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão de destinos turísticos inteligentes (DTI), estruturado em torno dos nove eixos fundamentais, como governança; inovação; tecnologia; acessibilidade; sustentabilidade; criatividade; mobilidade; marketing; e segurança. Eles se aplicam a qualquer tipo de organização que gerencie um destino turístico, independentemente de sua concepção turística (praia, negócios e eventos, urbano, natural etc.), tamanho ou localização, que deseje desenvolver a atividade turística local de forma ordenada e integrada, prezando pela qualidade de vida do morador e pela experiência do visitante; demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços turísticos que atendam aos requisitos das partes interessadas; implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão em um destino turístico; transformar o destino turístico em um DTI; e assegurar a conformidade com a política de gestão de DTI.

Da Redação –
O turismo tem evoluído para uma experiência de viagem completa, incluindo aspectos que vão além da oferta turística, como a hospedagem e as áreas específicas a serem visitadas. Atualmente, os destinos turísticos oferecem uma ampla gama de serviços, incluindo um novo ecossistema no qual a tecnologia desempenha um papel fundamental.
Isso se dá para a coleta de dados, interação com os usuários, conexão com toda a gama de serviços turísticos e facilidade de acesso a todos os tipos de informação. É isso que define os destinos inteligentes: áreas turísticas que podem ser caracterizadas como espaços inovadores, acessíveis e consolidados em uma determinada região, com infraestrutura tecnológica de ponta que garante o desenvolvimento sustentável do território.
Esses destinos turísticos inteligentes facilitam a interação do visitante com o ambiente, onde, graças a ferramentas tecnológicas como inteligência artificial e aplicativos web interativos, os turistas vivenciam uma experiência de viagem totalmente personalizada. Conforme a ...